Novidades
Home > Fortram > Como diminuir as requisições http

Como diminuir as requisições http

Quem já possui um site ou blog possivelmente já se deparou com a questão sobre como diminuir as requisições http e ainda elevar ainda mais a performance de seus canais de negócios.

Um dos pontos básicos que deve ser levado em consideração acerca dessa questão é que é de grande importância focar essencialmente na camada direcionada ao cliente, que em grande parte dos casos é a principal responsável pelo tempo de carregamento.

Reduzir as requisições http é um passo muito importante para quem deseja elevar a qualidade do seu negócio na internet. – Isso porque a cada nova requisição, independente do tamanho dos arquivos, ocorre etapas que acabam exigindo uma grande parcela de tempo e ainda acarretam um maior trafego por parte do servidor!

Mas para diminuir essas restrições, é fundamental seguir algumas regras importantes. Confira algumas dela a seguir, nesse artigo!

– Agrupe arquivos externos

Para contribuir com a fase de desenvolvimento há alguns recursos que podem ser adotados para promover uma melhor organização de todos os arquivos externos (CSS/JS).

Uma opção é quebrar esses arquivos em blocos e nomeá-los de acordo com a sua necessidade (ou à necessidade da página em questão). Ou seja, uma determinada página poderá necessitar do script um, script dois e script três enquanto outra poderá apenas precisar do script dois e script quatro, por exemplo.

Mas independente de qual será a necessidade de cada página, quando mais scripts foram criados, maior será a quantidade de requisições http.

A forma mais inteligente nesse processo pode ser, portanto mais simples – pode-se seguir um modelo de linguagem compilada e assim manter os arquivos de forma modular. Assim será possível elaborar mecanismos que gerem arquivos por meio de módulos específicos para cada página.

Dessa maneira será possível reduzir consideravelmente a eventual quantidade de solicitações para somente um arquivo e agregar trafego no servidor que for necessário.

O único porém desse processo é a ausência de uso do cache, mas de qualquer forma muitos especialistas defendem essa medida com uma opção mais vantajosa.

Requisições http – Entendendo sobre o CSS Sprite / Image Map 

Se eventualmente focamos tanto em estabelecer uma redução das requisições http, por que será que acabamos usando tantas imagens para estabelecer a aplicação de efeitos e elaborar interfaces simples, como por exemplo, para o menu?

requisições http

Diante desse ponto, é importante avaliar se de fato é ou não fundamental ter um menu, títulos ou outros elementos que precisem recorrer ao uso de imagens. Se por acaso você julgar que é algo necessário, não precisa efetivamente criar uma imagem para cada botão ou até mesmo para cada ação diferente.

Para quem não tem conhecimento, o CSS Sprite torna possível a permissão de estabelecer, por meio de uma imagem apenas, que se possa trabalhar com diversos botões, bem como ícones, ações diferentes, entre outros. – tudo isso usando apenas o posicionamento do seu background.

Outro ponto que vale destacar é que há outra técnica possível para otimizar esse processo – o Image Map. Embora seja considerada uma técnica mais ultrapassada, ela também revela-se um pouco mais simples do que a anterior.

Sua simplicidade ocorre principalmente quando é aplicada por meio de editores WYSIWYG – só que se trata de um recurso usado com menor frequência nos dias atuais e por esse motivo é interessante avaliar se pode ser adaptada às suas necessidades ou não!

Outro ponto é que o Image Map pode acabar criando um código extremamente grande – o que para muitas pessoas pode ser inviável em situações futuras.

O mais importante é considerar realizar testes e pesquisar constantemente as novas tendências e práticas que constantemente surgem – o que não faltam são evoluções quando o assunto é tecnologia nos dias atuais, não é mesmo?

Outro caminho interessante é contar com especialistas que poderão fazer uma varredura mais minuciosa sobre essas possibilidades e potencializar que você tenha um site ou blog dentro dos novos padrões – ou seja, um ambiente seguro, eficiente e que ainda possa reverter resultados ainda mais promissores.

Um caminho interessante é conhecer o expertise da FORTRAM. Certamente você poderá se deparar com as melhores soluções do mercado para o seu site!

Esses foram os pontos sobre como diminuir as requisições http. Já tentou colocar algumas dela em prática?

Sobre Fortram

A Fortram é uma empresa completa quando o assunto são soluções dentro da internet, onde oferece mais de 250 produtos e serviços voltados a resultados na rede.

Veja também

Escritor freelancer – Conheça essa carreira

O termo Escritor freelancer tem muitas permutações. As empresas (grandes e pequenas) anunciarão escritores freelance …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *