Novidades
Home > Otimização > Como deixar um site mais rápido?

Como deixar um site mais rápido?

Quem vive na web e dos frutos que ela traz sempre quer saber como deixar um site mais rápido. A razão é óbvia: entre os critérios para formar o ranking dos buscadores também está a velocidade com que as páginas abrem.

O problema é que volta e meia os sites acabam ficando lentos demais e por inexperiência e desinformação os seus donos muitas vezes não sabem o que fazer, ou como proceder.

É esse o seu caso? Então chega mais, porque hoje vamos te ensinar como deixar um site mais rápido, para que você agrade tanto aos buscadores quanto ao seu público alvo! Confira!

Primeira dica de como deixar um site mais rápido – Não deixe de comprimir imagens

Uma das coisas que mais pesa no carregamento de uma página é justamente as imagens que ela tem. De fato, esse pode ser um dos motivos pelos quais seu site está funcionando tão devagar.

Isso não significa que você deva deixar o seu site ou blog sem imagens. Elas são muito importantes para que sua página seja atrativa para seu público, então não dê mole.

A dica para contornar o problema é apostar em compressores de imagem, que tornam ela menor em termos de dados, mas que não alteram em nada o visual da sua página.

Segunda dica de como deixar um site mais rápido – Não exagere nos plug-ins

É bem verdade que os plug-ins trazem um montão de funcionalidades a um site, mas é bem verdade também que cada um deles consome recursos do servidor, o que é um problema na hora de carregar uma página.

Vale dizer que alguns plug-ins normalmente consomem muito mais recursos do que outros, então é preciso analisar o quão úteis eles são para o funcionamento do seu sistema.

Desse modo você fará uma seleção entre os plug-ins que são necessários e os que são dispensáveis, garantindo um funcionamento muito melhor do seu blog e site.

Terceira dica de como deixar um site mais rápido – Confie nas ferramentas de diagnóstico

Acredite ou não, existem várias ferramentas que são excelentes para tornar o seu site muito mais otimizado. Elas ajudam a analisar o seu sistema e sugerem mudanças e também melhorias, que entre outras opções podem torna-lo mais rápido.

Entre as opções mais elogiadas com esse fim estão a GTmetrix, o Google Page Speed, o Pingdom e o WebPageTest! Não deixe de aproveitá-las e utiliza-las ao máximo!

Quarta dica de como deixar um site mais rápido – Habilite o Gzip

Em outros tempos o Deflate era chamado de Gzip, tendo como fim reduzir os arquivos de um site antes de enviá-los para o navegador de seus visitantes, fossem eles quem fossem. A proposta inclusive se assemelhava em funcionamento ao que vemos no ZIP. Vale a pena habilitar essa função, que é aceita por praticamente todos os navegadores disponíveis na internet.

 

Quinta dica de como deixar um site mais rápido – Habilite o seu cache

A ideia do cache é fazer que uma vez que um visitante entra no seu site o navegador dele guarde várias informações de cara, para que das próximas vezes ele abra isso automaticamente, sem precisar começar do zero. Desse modo o desempenho do carregamento vai ser muito melhor e muito mais rápido também!

Quinta dica de como deixar um site mais rápido – Só coloque arquivos densos no CDN

deixar um site mais rápido

Determinados sites só distribuem conteúdo através de arquivos super pesados. Nesse caso o melhor que você pode fazer é adquirir serviços de CDN, que vão servir para armazenagem. Isso vale especialmente quando você precisa hospedar materiais como áudio ou vídeo.

Se você fica dependendo só do servidor para armazenar arquivos pesados pode esgotar a sua banda larga sem demora, além de também consumir muita memória ou processador do seu sistema, o que deixará seu site lento. Não vale a pena correr o risco!

A sexta e última dica é: Visite o site da FORTRAM! Essa empresa tem um montão de soluções para a sua empresa que conta com o ambiente digital para florescer e dar frutos! Vários empreendedores veem se beneficiando de seus serviços, agora é a sua vez de apostar! Não deixe de passar por lá e fazer um orçamento, inclusive para saber como deixar um site mais rápido!

Sobre Fortram

A Fortram é uma empresa completa quando o assunto são soluções dentro da internet, onde oferece mais de 250 produtos e serviços voltados a resultados na rede.

Veja também

SEO e otimização de sites: como funciona?

Devido à ampla aplicabilidade que pode ter um site, cresce continuamente o número de investidores …