Novidades
Home > Otimização > O que é CDN

O que é CDN

Você sabia que quando você simplesmente acessa um site o conteúdo dele é basicamente baixado para o seu dispositivo, mesmo que de forma temporária? – Quem deseja saber o que é CDN precisa iniciar seu entendimento a partir dessa simples informação!

Para que esse armazenamento ocorra, os desenvolvedores precisam manter os conteúdos do site hospedados em algum lugar, ou melhor, em vários lugares. Trata-se de uma espécie de teia onde existem inúmeros dispositivos diferentes que atuam de maneira conjunta para regionalizar todos os dados e ainda facilitar   o acesso a eles.

O que é CDN (Content Delivery Network – Rede de distribuição de Conteúdo) é basicamente isso!

Muitas empresas nos dias de hoje dedicam-se a oferecer esse perfil de serviço proporcionando aos sites maiores e constantemente acessados de diversos locais maior agilidade na entrega final a seus usuários.

Quer saber o que é CDN e ainda aproveitar melhor a sua conexão?

Por meio do uso de uma CDN, todo conteúdo tende a ser distribuído de forma muito mais eficiente e até mesmo inteligente, tornando possível ainda diminuir consideravelmente todo o processo de transferência e ainda aproveitar melhor a capacidade da banda.

Ao se extrair as diferenças de conexões de internet entre as diversas regiões ou até mesmo entre um dispositivo e outro, o processo acaba ganhando proporções praticamente iguais por meio de uma rede de distribuição.

De maneira mais resumida, ocorre que todo o conteúdo sai de um servidor denominado como original e passa a permanecer “cacheado” em inúmeros outros locais do mundo de acordo com a demanda necessária.

Dessa forma o CDN é um grande aliado, ajudando a otimizar ainda mais a rota e identificando o “caminho” mais curto entre o ponto A (origem) e B (destino) dos pacotes.

Essa redução de distancia contribui para minimizar consideravelmente o tempo para que as transferências possam ser completadas com sucesso.

Nesse sentido, pode-se afirmar seguramente que sem a existência da tecnologia CDN poderia ser totalmente inviável a existência de ferramentas e sites que estamos tão habituados a usar no nosso dia a dia, como o Youtube, por exemplo.

O mesmo se aplicaria a outros recursos, como os sistemas de nuvens ou até mesmo os famosos e tão usados streamings de músicas, jogos, filmes, etc.

Outros sites que se fazem tão presentes em nossas vidas provavelmente teriam acessos absolutamente inviáveis – como no caso dos canais sociais do Facebook, Twitter, Linkedin! Sem um CDN ativo, nenhum desses recursos teria a força que têm hoje em dia.

CDN – reduzindo tempo e custos!

Logicamente as CDNs são famosas pela possibilidade de tornar as transferências de dados muito mais ágeis, mas esse não é o único positivo agregado aos seus recursos.

o que é CDN

Sem a menor sombra de duvidas, um dos maiores benefícios das CDNs pode também estar atrelado ao fato de que suas soluções proporcionam otimizar ainda mais os custos mantendo acima de tudo uma estrutura própria para realizar o serviço – principalmente quando o público-alvo de um site está distribuído em várias partes do mundo ou até mesmo em um país grande como o nosso!

Como já abordamos anteriormente, lidar somente com apenas um servidor para cuidar de um elevado volume de acessos e dados não é algo possível ou viável – levando em consideração nesse caso, o ponto de vista técnico.

Fora isso, realizar a estrutura de uma rede de distribuição no formato de “teia”, onde torna-se possível distribuir inúmeros servidores por longas distancias não é algo necessariamente barato ou acessível para toda e qualquer empresa.

Por esse motivo, grandes corporações e redes sociais como O Facebook, Microsoft, Yahoo, entre outros, optaram em usar  o maior CDN do planeta – o Akamai.

Os investimentos dessa maneira acabam sendo muito mais atraentes e viáveis, principalmente porque dessa maneira o cliente acaba contribuindo ao pagar pelo serviço, levando em consideração a estabilidade e logicamente a velocidade!

Se você se interessa por esse tipo de assunto e quer entender e até mesmo conhecer outros recursos sobre tecnologia e tendência para potencializar seus canais na internet, uma dica interessante é conhecer os serviços da FORTRAM. Há inúmeros serviços e dicas para contribuir ainda mais com o seu sucesso!

Agora que você já sabe o que é CDN poderá entender melhor todo o processo de como a informação chega até você por meio da internet!

Sobre Fortram

A Fortram é uma empresa completa quando o assunto são soluções dentro da internet, onde oferece mais de 250 produtos e serviços voltados a resultados na rede.

Veja também

SEO e otimização de sites: como funciona?

Devido à ampla aplicabilidade que pode ter um site, cresce continuamente o número de investidores …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *