Novidades
Home > Fortram > O que é engajamento na área de marketing?

O que é engajamento na área de marketing?

Em tempos onde a informação vale ouro quando o assunto é relacionado ao consumidor do seu negócio, saber o valor do engajamento na área de marketing é um quesito obrigatório!

Em meio a uma era repleta de informações constantes, os clientes passaram a vivenciar uma série de transformações acerca de inúmeros comportamentos – e isso se refletiu principalmente em sua forma de se relacionar com as marcas.

Com a internet se teve acesso a diversos instrumentos que proporcionaram ampliar ainda mais a sua voz e por isso, muitos clientes tiveram a oportunidade de ir ao encontro de algo muito maior do que simplesmente serviços ou produtos.

Quem está disposto a consumir tem como objetivo manter um relacionamento com as empresas de maneira muito mais consistente – e essas mesmas empresas ganharam também a oportunidade de expressar muito mais seus valores e ainda entender muito mais acerca dos anseios e expectativas de seus clientes.

Engajamento na área de marketing – como ele pode contribuir com o sucesso de uma marca!

Hoje em dia o consumidor está cada vez mais exigente e constantemente conectado no ambiente online, e justamente por esse motivo recebe um grande volume de influências por parte de outras pessoas com relação às suas tomadas de decisões!

Isso fez com que muitas pessoas passassem a interagir de maneira muito mais ativa com diversas marcas e corporações.

Por meio dessa importante mudança comportamental, e até mesmo de padrão, um ponto passou a se tornar essencial para todas as empresas que têm como objetivo agregar ainda mais clientes – estamos falando do engajamento.

É justamente o engajamento que contribui para viralizar seus conteúdos, e como consequência, disseminar ainda mais o nome da sua marca! É dessa maneira que o seu negócio poderá ampliar ainda mais a disseminação de opiniões relacionadas a quem já tenha experimentado um de seus produtos ou até mesmo serviço.

Segundo alguns estudos promovidos pelo Google, a web, principalmente quando se trata dos canais sociais, contribuem para que o engajamento tenha ainda mais velocidade e abrangência, contribuindo consideravelmente a favor dos negócios no ambiente online.

Ou seja, torna-se possível por meio desse ambiente reforçar ainda mais o envolvimento entre o público alvo e as empresas.

Ainda de acordo com essas pesquisas, cerca de 90% dos consumidores (efetivamente entrevistados) se mantém engajados de forma regular com as marcas que possuam presença online.

Desse montante, 62% aproximadamente podem ser considerados como cliente “hiperengajados” – nesse caso, podemos afirmar que esses clientes mantém seu engajamento constante por meio dos canais digitais ao menos, uma vez por semana ou até mais.

Quando o engajamento é caracterizado como muito forte, esses clientes são classificados como “fãs”, ou seja, tornam-se uma espécie de embaixadores da empresa e se dispõem a comprar de maneira regular.

Entendendo o que é engajamento social

O engajamento  tem relação com a participação do público, bem como a ocorrência de comentários e mobilização acerca da presença online de uma determinada marca.

Alguns especialistas indicam que o engajamento tende a englobar indicadores de cunho quantitativo e também qualitativo, indo muito além das métricas de frequência e até mesmo alcance.

engajamento na área de marketing

Para entender como funciona o engajamento de maneira prática, podemos pensar em situações onde, após o momento que o cliente é impactado, como por exemplo, quando prova um determinado produto em um supermercado, ele gosta tanto que o adquiri.

Nesse momento, diante do feedback positivo, ele passa a seguir a marca nas redes sociais e contribui fornecendo a sua opinião sobre como o produto é ótimo. Depois de algumas compras, ele se sente à vontade para indica-lo para outras pessoas.

Mas afinal, por que as empresas precisam tanto do engajamento na área de marketing?

O engajamento na área de marketing ajuda a estabelecer um maior elo de lealdade entre o cliente e a empresa, podendo ir muito além de questões de cunho racional, sendo muito mais reclinada aos valores emocionais.

É justamente por esse motivo que muitos consumidores acabam se transformando em embaixadores de uma marca – e apenas esse motivo já evidencia como o engajamento é essencial!

A FORTRAM pode ajudar a sua empresa nessa empreitada e avaliar profundamente quais são as melhores práticas e estratégias para que a seja possível colocar em ação o engajamento na área de marketing! Certamente você conquistará resultados muito mais significativos!

Sobre Fortram

A Fortram é uma empresa completa quando o assunto são soluções dentro da internet, onde oferece mais de 250 produtos e serviços voltados a resultados na rede.

Veja também

Escritor freelancer – Conheça essa carreira

O termo Escritor freelancer tem muitas permutações. As empresas (grandes e pequenas) anunciarão escritores freelance …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *