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O que é funil de vendas?

Você sabe dizer o que é funil de vendas? – provavelmente você já ouviu muito sobre esse assunto por aí, mas será que você saberia dizer como ele é essencial para as estratégias de Inbound Marketing?

Provavelmente a sua empresa dedica-se a acompanhar seus clientes, organizar uma lista de visitantes ativos e mais uma série de cuidados, como por exemplo, manter uma boa presença nos canais sociais, um site intuitivo, entre outros! Certo?

Mas será que todas essas medidas são suficientes para que os resultados de vendas sejam de fato satisfatórios?

Se você respondeu sim, saiba que está um tanto quanto equivocado! Infelizmente esses cuidados, embora essenciais, não são suficientes para elevar o volume de vendas da sua empresa!

Aí você pensa: E agora? Estou fazendo tudo errado? – Não! Pode manter a calma!

Quer saber o que é necessário para complementar as suas estratégias e colocar a sua empresa no caminho certo rumo ao sucesso? Então continue lendo esse artigo e entenda mais sobre esse assunto!

O que é funil de vendas e como ele pode ser importante para as estratégias da sua empresa!

Também denominado como “pipeline”, o funil de vendas nada mais é do que um processo de condução e acompanhamento dos clientes da sua empresa. Ele passa a ser fundamental a partir do momento que esse mesmo cliente obtém conhecimento acerca das soluções de vendas do seu negócio até o momento do fechamento!

Trata-se de um modelo mais estratégico, que revela cada uma das etapas essenciais seguidas pelos consumidores, e se estende até o esperando momento do fechamento da compra.

Por meio do funil é possível conferir de maneira mais ilustrada cada fase da venda, que ocorre desde o contato inicial do cliente com uma determinada empresa até a fase de pesquisas feitas por ele sobre os produtos relacionados – e vai até o momento da compra em si!

Não se trata de um processo caracterizado como homogêneo – ele pode ser classificado por meio de camadas relacionadas ao processo de compra e venda.

Nesse sentido, o funil possui 3 partes importantes, sendo elas:

  • Topo do funil:

Essa é a parte mais “larga” do funil, chamado também de parte da consciência.

Nesse momento, o potencial cliente não possui conhecimento sobre a real necessidade ou questão que ele tenha, ou seja, ele ainda não está em busca de algum serviço ou produto e até mesmo tem pouco conhecimento sobre a demanda – aqui ele ainda não é classificado como um cliente real.

Portanto nessa fase a marca precisa fazer com que esse visitante consiga identificar alguma necessidade acerca do que a sua empresa está ofertando.

  • Meio do funil:

Essa camada intermediária refere-se ao momento que o potencial cliente entendeu acerca de uma determinada demanda ou questão e já se dispõe a ir em busca de alguma solução.

Aqui se inicia  a intenção de compra, mas ainda não existe uma grande  certeza sobre a sua aquisição.

  • Fundo do funil:

É a ultima camada do funil de vendas e é justamente a etapa onde ocorre a qualificação do lead, ou seja, ele passa a fazer uma avaliação acerca do produto ou serviço da sua empresa.

Aqui ele inicia um processo de comparação entre você e a sua concorrência, e começa também a ponderar quais são as melhores alternativas.

É nessa fase também que ele chega ao fim do processo, e realiza finalmente a sua compra!

O que é funil de vendas

Diante de todos os pontos destacadas acima, fica evidente como é importante saber o que é funil de vendas – e claro coloca-lo em ação!

Quais as vantagens de adotar o funil de vendas?

As vantagens, sem sombra de dúvidas são inúmeras e possibilitará que a sua empresa vá muito além de conhecer o volume de visitas no seu site ou canais sociais ou até mesmo acerca do volume de vendas.

Confira abaixo alguns dos benefícios:

  • Ajuda a agregar um maior e melhor conhecimento acerca da sua equipe
  • Eleva a produtividade do seu time
  • Contribui para otimizar a gestão, permitindo mais foco e assertividade
  • Ajuda a estabelecer um melhor aproveitamento das oportunidades

Agora que você já sabe o que é funil de vendas ficará mais fácil pensar nas melhores práticas para elevar as os resultados da sua empresa! Se você não sabe como iniciar esse processo ou até mesmo tem duvidas, uma dica é recorrer ao expertise da fortram!

Sobre Fortram

A Fortram é uma empresa completa quando o assunto são soluções dentro da internet, onde oferece mais de 250 produtos e serviços voltados a resultados na rede.

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