Novidades
Home > Artigos > O que é Link Building?

O que é Link Building?

Sem dúvidas quando alguém questiona o que é Link Building está automaticamente questionando  um dos trabalhos mais árduos em SEO – muitos até mesmo o consideram como uma espécie de arte!

Embora seja um processo trabalhoso, o Link Building é extremamente recompensador – porém não existe uma única maneira de defini-lo sem considerar todo o seu valor e importância.

De maneira bem generalizada, o Link Building refere-se a um grande trabalho onde são empregados grandes esforços, empenho e táticas para a aquisição de links de outros sites.

Quem trabalha com marketing certamente sabe que a definição destacada acima é extremamente simplista!

Quer saber porque esse tipo de trabalho é tão essencial e ao mesmo tempo tão cheio de grandes desafios e esforços? Então continue lendo esse artigo e entenda mais sobre o que é Link Building.

O que é Link Building – saiba mais sobre esse conjunto de estratégias!

O Link Building refere-se a um grande conjunto de estratégias que visam construir uma série de links de cunho externo que deverão sempre apontar para um determinado site.

Sua principal finalidade está relacionada ao fato de se poder influenciar e até mesmo aprimorar a popularidade de um site em meio aos mecanismos de busca, bem como também agregar um maior trafego!

Para entender como funciona o Link Building é preciso levar em consideração três pontos importantes pertencentes ao processo. São eles:

  • Quantidade
  • Qualidade
  • Relevância

Todos esses pontos são fundamentais para que seja possível obter um posicionamento mais satisfatório nos buscadores – para deixar mais claro, precisamos considerar que um link refere-se a uma espécie de “voto”, ou seja, quando melhor for a origem de um determinado link, maior valor ele poderá direcionar para o site que está sendo apontado.

Esses tais votos possuem pesos que podem variar conforme inúmeros fatores recorrentes.

Para se ter uma ideia acerca da construção desses links para um determinado site, é essencial contar com o uso de ferramentas prontamente desenvolvidas para essa finalidade.

Em geral, essas informações são cedidas por meio de uma base relacionada por sistemas dedicados, como por exemplo, o Open Site Explorer ou até mesmo dos grandes motores de busca que todos conhecemos, como o Google ou o Bing.

Vale destacar que um site pode possuir uma quantidade praticamente indefinida de links adicionais, e os mesmos podem ser identificados por meio dessas ferramentas.

Em busca do link ideal!

O chamado “link ideal” pode ser conseguido por inúmeros caminhos diferentes, mas o mais importante está relacionado ao texto âncora – é por ele que sempre se deve iniciar.

O texto âncora pode ser um aliado na hora de se buscar e até mesmo identificar os termos que possam estar efetivamente relacionados ao site em questão. Há outros fatores nesse tipo de situação, mas o mais indicado é posicioná-lo de maneira que ele possa contribuir para as palavras-chaves mais indicadas.

Link Building

Como é feito o processo do Link Building?

Para entender o processo do Link Building é importante ter em mente que os links efetivamente conquistados para o seu site precisam estar apontados para as páginas consideradas mais relevantes, ou seja, muitas pessoas acham que trata-se apenas da home (página inicial), mas isso não é verdade! – somente assim será possível obter uma distribuição ideal dos links.

O mais indicado é iniciar o processo de Link Building por meio de uma analise de todos os principais backlinks da concorrência.

Como sabemos, os links são considerados um dos itens de maior  peso para o algoritmo do Google, e realizar esse processo não é apenas uma opção para consolidar um bom trabalho, e sim uma obrigatoriedade!

Somente dessa maneira poderá ser possível avaliar e definir as melhores estratégias e também perceber quais as possibilidades para conquistar o link ideal!

O tema acerca do Link Building é bastante extenso e propõe uma série de possiblidades para os mais diferentes tipos de empreendedores digitais que desejam consolidar bons resultados e em muitos casos é interessante contar com o auxilio de especialistas que consigam dominar profundamente todas as possibilidades para cada tipo de negócio.

Se você deseja saber mais sobre o que é Link Building, vale a pena recorrer aos conhecimentos da FORTRAM e realizar uma analise mais profunda acerca do seu site e como ele pode consolidar resultados mais promissores nos grandes motores de busca!

Sobre Fortram

A Fortram é uma empresa completa quando o assunto são soluções dentro da internet, onde oferece mais de 250 produtos e serviços voltados a resultados na rede.

Veja também

Escritor freelancer – Conheça essa carreira

O termo Escritor freelancer tem muitas permutações. As empresas (grandes e pequenas) anunciarão escritores freelance …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *