Novidades
Home > Marketing Digital > O que é persona e para que serve?

O que é persona e para que serve?

É extremamente importante para as empresas se conectarem ao público quando criam uma presença on-line, e a criação de uma persona fará exatamente isso para sua empresa.  

Se uma empresa simplesmente adivinha o que seu público é e o que seu público quer ouvir, eles podem estar completamente fora da base e perder alguns clientes como resultado. 

Isso pode resultar em vendas perdidas e no fraco envolvimento do cliente, fazendo com que sua empresa seja muito mais prejudicial que boa. 

Existem inúmeras maneiras de construir um relacionamento com o público-alvo da marca. O grupo focal é uma abordagem aberta e complicada, em vez disso, a criação de uma persona pode beneficiar grandemente sua marca.  

Utilizar uma persona de usuário pode beneficiar grandemente sua marca em atingir o público-alvo ideal. 

O que é uma persona? 

Um persona é um usuário fictício que é construído usando dados de exemplo que são coletados de usuários atuais, ela também pode ser organizada por estrategistas criativos designados para identificar corretamente o público-alvo da marca.  

As personas são mais do que apenas usuários hipotéticos – eles recebem um nome, uma imagem de pessoa real, um plano de fundo, habilidades (tanto em termos de internet e sua compreensão do produto), idade, nível educacional, localização geográfica em que vivem, e até mesmo a plataforma com a qual se conectam à internet (SO, Windows, Linux, etc.). 

Esses elementos se juntam para criar um representante para o público alvo maior de uma empresa, e assim poder dar mais veracidade a todo o planejamento seguinte. 

Junto com traços de personagem, a persona recebe um objetivo definido que ela está tentando completar quando chega ao site. Usando os vários traços que a persona foi designada, os Criadores de Interface de Usuário são mais capazes de avaliar como certos usuários irão tentar concluir um objetivo no site e otimizar partes do site onde o usuário pode ter problemas para completar o objetivo atribuído. 

Por que elas são úteis? 

Quando se trata de uma persona que é representativo de um público-alvo maior, o alto nível de detalhes ajuda os empresários, consultores e outros a entender melhor as pessoas como pessoas reais.  

Isso ajuda você a criar uma linha de base sobre o que certas pessoas irão fazer quando forem confrontadas com tarefas diferentes no seu site e certifique-se de que os caminhos de navegação, ou “fluxo de usuários”, sejam corretamente otimizados para que os usuários possam se mover facilmente pelo seu site. 

As personas são particularmente úteis para a sua equipe de design para entender melhor as coisas como quantas páginas informativas requer uma marca, quanto espaço para páginas de cópia precisará, e quais tamanhos de fontes devem ser usados ​​com base no tipo de usuário que eles esperam ter. 

Para fins de marketing, as personas podem ser extremamente úteis quando usadas para considerar o que seu público-alvo pode se relacionar e aproveitar em seus esforços de marketing.  

Uma persona pode ajudá-lo a responder dúvidas difíceis sobre o seu negócio online, incluindo o tipo de conteúdo ou cópia que irá atrair seus usuários e quais os melhores momentos para focar seu marketing.  

persona

A persona também pode ser uma ferramenta útil na medida em que eles podem ser aplicados no processo de desenvolvimento de um site inteiro, elas ajudam a esclarecer os objetivos do site e manter suas várias equipes em questão.  

Ao criar boas personas, todo o processo de criação de um site para empresas é muito mais fácil porque faz tudo sobre o objetivo do site em torno do tipo de usuários que, em última instância, estarão interagindo com seu negócio em vez de confiar nos instintos desses que estão desenvolvendo. 

Por isso se você precisa desenvolver uma persona para seu negócio e quer ajuda dos melhores profissionais, a Fortram pode ser o lugar ideal para começar. Acesse agora mesmo e faça uma consultoria.

Sobre Fortram

A Fortram é uma empresa completa quando o assunto são soluções dentro da internet, onde oferece mais de 250 produtos e serviços voltados a resultados na rede.

Veja também

SEO e otimização de sites: como funciona?

Devido à ampla aplicabilidade que pode ter um site, cresce continuamente o número de investidores …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *