Novidades
Home > Plugins > Plugin Akismet – Tudo o que você precisa sobre esse importante recurso!

Plugin Akismet – Tudo o que você precisa sobre esse importante recurso!

Quem usa WordPress certamente sabe que a sua instalação já possui dois plug-ins pré-instalados na sua configuração, e um deles é o Plugin Akismet, que sem a menor sombra de dúvidas é fundamental para o sucesso e performance do seu blog!

Por mais que se trate de uma pré-instalação, esse importante plugin não vem ativado no blog de diversos usuários e por esse motivo algumas pessoas possuem dúvidas sobre como ativá-lo e também quais os motivos e fatores que o tornam tão importante.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então confira algumas dicas e informações nesse artigo!

O que é o Plugin Akismet?

O Plugin Akismet nada mais é do que um serviço eficiente de filtragem contra SPAM.

Ele é responsável por colher comentários que eventualmente possam ser considerados suspeitos baseando-se em alguns algoritmos. Um exemplo da sua eficiência pode ser observado quando ocorre de diversos blogs relatarem que um determinado comentário refere-se a um SPAM.

Nesse sentido, o Akismet passa a identificar a procedência desse perfil de comentário e automaticamente o configura como se tratando de um SPAM.

Para sanar qualquer dúvida, é importante salientar que o comentário configurado como SPAM pode ser considerado um grande problema, dificultando a vida de muitos blogueiros de plantão!

Mas afinal, eu realmente preciso instalar o Plugin Akismet?

A resposta é unanime: Sim! – Blogs considerados mais populares geralmente recebem uma grande demanda de comentários SPAM, podendo chegar a 80% do montante total de interações.

Nesse sentido, ao fazer a moderação de comentários sem recorrer ao uso desse importante plugin o processo pode acabar se tornando uma missão bem complicada.

Quem tem um blog sabe como essa tarefa pode ser demorada e até mesmo trabalhosa, e por isso contar com os recursos do Akismet poderá ajudar, e muito, a reduzir horas e mais horas de trabalho – e ainda ajudar a eliminar os comentários que não sejam considerados legítimos!

Portanto, o plugin poderá contribuir para a detecção desses tipos de comentários e eliminá-los da fila de moderação (transferindo automaticamente para a fila de SPAM), ou seja, o moderador poderá se concentrar apenas na moderação dos comentários de usuários reais.

Saiba como fazer a configuração desse plugin!

O primeiro passo que você precisará dar é realizar a ativação do plugin que provavelmente estará já disponível na sua página.

Depois de ativa-lo o usuário poderá conferir na parte superior da tela uma barra para a realização da ativação da conta do Akismet para o WordPress.

Nesse caso, o usuário deverá clicar no botão que ficará disponível na tela! Ao fazer isso, será feito o direcionamento para uma nova tela de configurações do próprio plugin, ainda dentro do ambiente do blog – nesse momento será preciso obter uma chave API para poder usar os recursos do Akismet.

Quando o usuário clicar em “obtenha a chave” poderá ser direcionado para a página do plugin, onde será possível ter acesso à chave API.

Plugin Akismet

Nesse ambiente, basta procurar pela opção “Get na Akismet API key” e em seguida clicar no botão. Logo em seguida aparecerá uma nova página para criação dos acessos do WordPress – se você já tiver esses acessos, precisará somente clicar em “I already have a WordPress.com account”.

Depois de finalizar todo esse processo para a sua conta, basta realizar o acesso e autorizar o Akismet a usar sua conta do WP.

Prontinho! Agora será necessário somente escolher qual a opção que mais atende às suas necessidades, sendo:

  • Conta Personal – que é gratuita
  • Conta Business – cinco dólares por mês
  • Conta Enterprise – cinquenta dólares por mês

Se por acaso você quiser seguir com a opção gratuita, é importante saber que ela supre muito bem blogs de cunho pessoal, não sendo indicada para canais comerciais!

Escolhendo a sua opção de conta, você conseguirá seguir para o passo final, que é informar o código da sua API key do plugin – depois de finalizar essa ultima etapa, seu blog já estará com a ferramenta totalmente ativa e funcionando!

Se você quiser deixar seu blog ainda mais interessante e até mesmo descobrir outros recursos que possam auxiliar na sua rotina diária assim como o Plugin Akismet, vale a pena também conhecer os serviços prestados pela FORTRAM!

Sobre Fortram

A Fortram é uma empresa completa quando o assunto são soluções dentro da internet, onde oferece mais de 250 produtos e serviços voltados a resultados na rede.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *