Novidades
Home > Otimização > Qual a diferença de HTTP e HTTPS?

Qual a diferença de HTTP e HTTPS?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre qual a diferença de HTTP e HTTPS – pode parecer que é um erro de digitação com apenas um “S” a mais, não é mesmo? Mas não é bem assim!

Embora pareça que há somente uma “letrinha” sobrando entre um termo e outro, ela faz bastante diferença e por esse motivo é fundamental saber as especificações para entender se a navegação, em um site que você esteja acessando, por exemplo, é de fato segura ou não!

Para saber mais, continue lendo esse artigo e entenda as diferenças e até mesmo cuidados acerca desse assunto.

Qual a diferença de HTTP e HTTPS – saiba mais sobre esse assunto!

O primeiro passo para entender qual a diferença de HTTP e HTTPS é entender o que cada um significa.

HTTP é uma sigla do termo em inglês Hyper Text Transfer Protocol, que traduzido para o português quer dizer Protocolo de Transferência de Hipertexto. – ou de forma mais direta: trata-se de um protocolo!

Nesse caso, HTTP é uma determinada regra que dá a permissão para que um computador consiga trocar informações com um outro servidor que seja responsável por abrir o site que se está querendo acessar.

De maneira geral, isso quer dizer que a partir do momento que ambos são conectados (servidor e computador) torna-se possível enviar e receber todo tipo de conteúdo textual – nesse caso os códigos que revertem os resultados de acesso à página por meio de um navegador.

A grande questão com o HTTP é que em ambiente onde haja uma conexão Wi-fi ou demais conexões que sejam propícias a phishing (termo usado para fraudes eletrônicas) ou hackers abre-se uma espécie de caminho para ocorrer a interceptação dos dados efetivamente transmitidos.

Em suma, diante de todos esses aspectos, o HTTP não é considerado uma conexão segura.

Mas aí temos o HTTPS, que é a sigla usada para o termo em inglês Hyper Text Transfer Protocol Secure – traduzindo quer dizer Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro.

Como o próprio nome já propõe, o HTTPS permite inserir camadas de proteção durante a transmissão dos dados entre o servidor e uma determinada máquina que esteja fazendo acesso a um site.

Nesse tipo de situação, pode-se afirmar que o cliente e o servidor conseguem estabelecer uma linguagem única (que somente eles conhecessem), tornando mais difícil qualquer possibilidade de interceptação – é o que chamamos de comunicação criptografada.

Como saber se você está navegando em um ambiente seguro?

Para que possamos identificar se um site possui essa criptografia segura, é preciso avaliar a barra onde são colocados os endereços (url). É nela que o usuário consegue identificar as siglas, que geralmente se mostram acompanhadas de um pequeno cadeado (para evidenciar que o ambiente é de fato seguro).

qual a diferença de HTTP e HTTPS

Outro ponto é que, além desse cuidado, o usuário também precisa conferir se é possível visualizar uma bandeira com o nome do site – se a conexão for mesmo segura será possível identificar páginas na internet através de seus certificados.

Quais os cuidados e  como se proteger por meio do HTTPS?

É muito comum que muitos sites ainda não tenham HTTPS, e nesse caso não há praticamente nada que possa ser feito por parte do usuário. Tudo depende unicamente de como os sites ofertam esse tipo de suporte para recorrer ao uso de uma codificação segura.

Mas há também casos onde existe de fato a conexão segura mas precisa contar com a habilitação manual – caso o usuário prefira manter sua privacidade ativa. – Isso ocorre desde 2011 com o Facebook, onde a base de usuários acessa o site por meio do HTTP, mas consegue alterar isso por meio da configuração de perfil.

Vale destacar que manter uma conexão segura é primordial para qualquer site ou blog que deseje estabelecer um bom relacionamento com a sua base de leads! Principalmente hoje em dia, onde nos pegamos realizando uma série de transações por meio do ambiente online.

Se você deseja aprimorar a segurança do seu site ou blog, mas não sabe quais medidas precisa tomar ou até mesmo por onde começar, sabia que a FORTRAM pode ser uma grande aliada nesse processo!

E você? Já sabia qual a diferença de HTTP e HTTPS?

Sobre Fortram

A Fortram é uma empresa completa quando o assunto são soluções dentro da internet, onde oferece mais de 250 produtos e serviços voltados a resultados na rede.

Veja também

SEO e otimização de sites: como funciona?

Devido à ampla aplicabilidade que pode ter um site, cresce continuamente o número de investidores …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *